Nossos Projetos

MAIS EDUCAÇÃO – Programa criado pelo Governo Federal que oportuniza ao educando uma nova vivência no ambiente escolar através de atividades diversificadas no contra turno tais como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

Oficinas ofertadas aos estudantes: Letramento, Alfabetização Matemática, Teatro, Horta, Capoeira.

SEGUNDO TEMPOo SegundoTempo é um programa de incentivo ao esporte como fator de desenvolvimento da cidadania e de melhoria da qualidade de vida. Ações do ProgramaSegundoTempo buscam aumentar a autoestima, habilidades motoras e condições de saúde dos participantes. Também incentivam a prática de atividades esportivas educacionais e a interação entre participantes como forma de garantir a inclusão social.

PETECA (Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes) – O Peteca é um programa de educação que visa conscientizar a sociedade para a erradicação do trabalho infantil. Consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas de ensino fundamental e médio, dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente o trabalho infantil e a profissionalização do adolescente. Adotando a estratégia da multiplicação dos saberes, o Peteca realiza oficinas de capacitação e sensibilização de profissionais da educação, que atuam como coordenadores municipais do Programa e são responsáveis pela formação de coordenadores pedagógicos. Estes, por sua vez, debatem com os professores os temas estudados nas oficinas, elaborando plano de ação para abordagem em sala de aula e promoção de eventos que permitam ampliar o debate para toda a comunidade escolar. A Professora de Língua Portuguesa, Ester Mendes é a coordenadora do programa na escola.

           

Projeto Literatura no uso das tecnologias.

Responsável: Prof.ª Ana Paula Santos e Andréa Cidália.

Justificativa

  O projeto de aperfeiçoar os trabalhos da sala de leitura da Escola José Martins Rodrigues, tem como objetivo tornar efetivo as atividades de leitura, cativando e incentivando o corpo discente de forma natural através da dinamização do ambiente, com intuito pedagógico de desenvolver atividades especificam direcionadas a um público alvo que cativado e atraído para este ambiente dinâmico, passa a ver e interagir com o mundo de formação de forma critica e ativa.

   A biblioteca escolar é espaço que promove serviço de apoio e aprendizagem aos membros da comunidade escolar, oferecendo-lhes a possibilidade de se tornarem pensadores, críticos e efetivos usuários da informação pesquisadores em todos os formatos. Por esta razão consideramos primordial a organização desse espaço como apoio educativo.

Objetivo Geral

   Apoiar o processo de leitura e escrita e pesquisa fomentando no aluno o hábito de ler possibilitando a transformação da realidade sócio-cultural de seus usuários.

Objetivo específico

 *Oferecer ao usuário de ensino fundamental I e fundamental II específico ao seu conhecimento;

*Orientar o usuário para a importância da manutenção e conservação do material bibliográfico;

*Ser apoio para função educativa;

*Fomentar e inculcar nos alunos o hábito e o prazer da leitura;

*Possibilitar a ação transformadora da realidade sócio-cultural de seus usuários;

*Organizar atividades que estimulem o senso critico e criativo dos alunos.

Metodologias

Você já leu?

*Objetivo será divulgar as diversas obras literárias e técnica cientifica;

*Proporcionar melhor acessória e incentivar o habito de leitura;

*Disseminar informação sobre obras existentes na biblioteca. Dividi-se em dois estilos básicos: Leitura de

 Artigo cientifico; Obras literárias;

*Construir uma sinopse do livro que leu.

Seu talento é D+

  Este projeto tem como principal objetivo incentivar o talento dos alunos no âmbito teatral, através de: saraus, trabalhos acadêmicos.

  Fazer do espaço da biblioteca um lugar onde se produzem atividades culturais e informações acadêmicas.

Biblioteca viva

  Tem como objetivo basicamente leitura, ocupar e divulgar espaços culturais na biblioteca e ainda contextualizar obras regionais e grandes clássicos literários.

Quem ama cuida

  Com objetivo de conservar o acervo literário da biblioteca. Os alunos são convidados a fazer  restauração dos livros. Proporcionando diálogos de conscientização entre professores, alunos e direção buscando o bom manuseio do acervo bibliográfico.

Ciranda do livro

Com objetivo da leitura em sala de aula, havendo comentários das historias lidas, realizando seminários literários, utilizando as tecnologias.

*Construção de resenha literária;

*Fichamento;

*Trabalho cientifico;

*Construção blogs literário;

*Porte-fólio literário.

*Leitor nota DEZ;

*Leitor do mês.

Hora do recreio literário

Alunos direcionados por professores e monitores, farão do recreio um momento de leitura onde cada dia será reservado neste horário um momento em que poderão ler e conversar acerca do livro que estão lendo. Tornando o recreio mais direcionado com múltiplas atividades, podendo o aluno escolher o ambiente que gostaria de está com ajuda dos monitores, selecionados do 9° ano.

Período: ano letivo.

Publico alvo: Alunos do 1º ano ao 9º ano do ensino fundamental, professores, direção, sala de leitura e informática da Escola Deputado José Martins Rodrigues.

 

 
PROJETO: Contos de fadas
 
JUSTIFICATIVA
 
O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos.
 
Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.
 
OBJETIVOS:
 
  • Recuperar as histórias da primeira infância;
  • Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa;
  • Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa;
  • Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professores e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar;
  • Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação;
  • Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios,);
  • Explorar a linguagem oral e escrita

PROJETO PEDAGÓGICO PARA O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA EMEF JOSÉ MARTINS RODRIGUES

                                         PROFESSORA: ANA PAULA DOS SANTOS Justificativa

Tendo em vista o contexto globalizado e a era da informação digital em que as crianças estão inseridas, busca-se aproximá-las desse universo por meio de uma aprendizagem divertida, prazerosa e ao mesmo tempo educativa.

A implementação de Laboratório de Informática Educativa nas escolas de Maracanaú,é fundamental para atender o contexto atual, possibilitando que o professor utilize as ferramentas tecnológicas disponíveis proporcionando um melhor desempenho do processo ensino-aprendizagem e a construção do conhecimento.

Objetivo Geral

Utilizar a informática educativa como uma ferramenta para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, no contexto interdisciplinar, despertando um maior interesse no corpo discente e docente.

Objetivo específico

  • ·Oferecer subsídios teórico, metodológicos e práticos para que os professores possam direcionar e doar qualidade ao processo de ensino-aprendizagem;
  • ·Fazer o aluno ver a informática como  instrumento de aprendizagem e não somente para o lazer;
  • ·Auxiliar e incentivar o aluno para realizar pesquisas navegações em sites que proporcionem uma aprendizagem significativa para o aluno;
  • ·Oportunizar aos alunos, principalmente do EJA, o aprendizado dos programas necessários ao ingresso no mundo do trabalho;
  • ·Auxiliar os professores no desenvolvimento de estratégias, utilizando a informática, voltadas para os alunos que estejam em processo de alfabetização e que apresentem algum tipo de dificuldade de aprendizagem. 1º,2º ano,EJA I e alunos com dificuldades de aprendizagem.
METODOLOGIA  Desenvolvimento de projetos que englobem as TIC’s, a partir dos planejmantos com os professores regentes *Mostrar ferramentas educativas (Portal do professor,TV escola, Domínio Público, Keduca, Webquest, Rived) incentivando o uso pelos professores;Promover o uso de site educativos; vídeos,software: Impress org Impreess, broffice org writer.*Criar instrumentos de acompanhamento para o registro e arquivamento das atividades planejadas e aplicadas no laboratório de informática.*Trabalhar de forma integrada com a sala de leitura, de forma que todos os trabalhos literários sejam postados em blog´s individuais e da escola. Bem como preparação de slids das obras lidas pelos alunos e apresentadas a todo corpo discente e docente.