Aprendendo a compartilhar(Atividade do Projeto PLE) Prof.Max e Camila

Criança aprende com criança                        
É superimportante o contato do baixinho com outras crianças para aprender a dividir, mesmo que sejam irmãos ou primos.
Quando a criança tem irmão(s), conta com a vantagem de aprender mais facilmente a dividir, já que necessariamente terá de dividir a atenção de seus pais e seu espaço em casa cotidianamente. O filho único acaba por ter a atenção toda voltada a ele, então o contato com outras crianças – primos, coleguinhas – pode ajudar neste processo.
O fato é que é na vivência com o outro, no caso outra criança de idade aproximada, que a criança poderá treinar o trocar, ceder, dividir e receber.
E você, mamãe ou papai, tem como papel possibilitar estes encontros para auxiliar no desenvolvimento da socialização.
É por essa razão que a entrada da criança na escola facilita esse processo, afinal ela terá de conviver diariamente com outras crianças da mesma faixa etária, o que facilita o aprendizado. “Estar com coleguinhas na mesma sala de aula ajuda o pequeno a dividir melhor o espaço, a atenção da professora, materiais e brinquedos
Para a especialista, o papel do professor também é importante, pois é seu dever explicar a importância do outro e incentivar as crianças a dividirem. É um trabalho que complementa e reforça o trabalho que os pais devem ter em casa. E foi com este objetivo que os professores do PLE(Programa de Leitura e Escrita)Realizaram esta atividade em sala com as crianças de 3° Ano.
 

Comments are closed.